10/01/2020

TELMA QUESTIONA REAJUSTE DA TARIFA DE ÔNIBUS

A vereadora Telma de Souza encaminhou ofício à Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) Santos, nesta sexta-feira (10), questionando o reajuste no valor da tarifa do transporte público. O preço da passagem de ônibus em Santos saltará de R$ 4,30 para R$ 4,65 a partir de segunda-feira (13). O aumento percentual é de 8,1%, praticamente o dobro da correção inflacionária do ultimo ano, que somou 4,31%.

A falta de transparência no aumento, sem debate prévio com a sociedade ou comunicação ao Poder Legislativo surpreendeu a parlamentar. “Novamente o reajuste foi acima da inflação. Desta vez, praticamente o dobro. A medida foi tomada sem prestar contas à população e a Câmara Municipal sequer foi informada. Não foi levada em conta a estagnação da economia e muito menos o desemprego”, aponta a ex-prefeita de Santos.

A vereadora aponta que estudantes e trabalhadores são os principais prejudicados. “Enquanto apresentamos projetos propondo o Passe Livre estudantil e tentamos sensibilizar a Administração Municipal sobre a necessidade de reduzir a isenção da tarifa de 65 para 60 anos, como estabelece o Estatuto do Idoso e já é praticado em outras cidades, o Poder Executivo vai na contramão ao autorizar este reajuste abusivo”, considera Telma.

Há três anos a parlamentar apresentou o Projeto de Lei 18/2017, que está em tramitação no Legislativo, obrigando a Prefeitura a realizar audiências públicas antes dos reajustes nas tarifas de ônibus.

Leia também

TELMA COBRA CONSTRUÇÃO DE 700 MORADIAS NA ZONA NOROESTE 

Ver mais

PROJETO QUE PROÍBE INCINERADOR EM SANTOS TEM APOIO DE 55 ORGANIZAÇÕES AMBIENTAIS 

Ver mais

TELMA DEFENDE VALORIZAÇÃO PERMANENTE DA GUARDA MUNICIPAL

Ver mais