06/08/2019

TELMA COBRA MANUTENÇÃO DAS ESCADARIAS DO MONTE SERRAT

Buracos, riscos de acidentes, falta de limpeza e reparos nas escadarias. Esta tem sido a realidade vivenciada pelos moradores do Morro Monte Serrat ao longo de todo ano. A situação se torna ainda mais grave porque falta um mês para a Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat – Padroeira da Cidade, quando o morro recebe milhares de devotos no dia 8 de setembro. Preocupada com esta situação, a vereadora Telma de Souza apresentou o Requerimento 4357/2019, na sessão de segunda-feira (5), cobrando a Prefeitura sobre a necessidade de realizar manutenção urgente nas escadarias. 

Tradicionalmente, a Festa da Padroeira de Santos é precedida pela novena realizada na Catedral. No dia 8 de setembro, feriado municipal dedicado à Nossa Senhora do Monte Serrat, a imagem da Padroeira é levada da Catedral para a missa campal celebrada na Praça José Bonifácio. A imagem é conduzida em procissão pelas ruas do Centro até a Praça Mauá, em frente ao Palácio José Bonifácio. A romaria parte para a Praça Corrêa de Melo, onde fica o Colégio Barnabé, e sobe as escadarias do Monte Serrat até o topo, chegando ao Santuário que leva o nome da Padroeira da Cidade. O grande volume de pessoas e a situação precária das escadarias preocupa a parlamentar.

As solicitações do requerimento de Telma visam preservar a integridade física de moradores e visitantes, manter a tradição religiosa e cultural da Cidade e, também, o viés socioeconômico da festividade, já que comerciantes do Monte Serrat aguardam por esta data durante todo o ano para gerarem renda extra. Apesar de ser um ponto turístico e cultural, é exclusivamente no dia 8 de setembro que o Monte Serrat tem sua maior movimentação de visitantes.

Se a manutenção adequada não ocorrer durante este período, a procissão corre o risco de ser prejudicada ou não acontecer, por falta de segurança estrutural no acesso ao Santuário. Não é isso que queremos. O péssimo estado das escadarias já afeta a saúde e segurança dos moradores, que sofrem com isso diariamente. A Prefeitura precisa realizar estes serviços de manutenção de forma urgente”, relata a ex-prefeita.

Um dia após a apresentação do requerimento, Telma fez uma visita de cortesia ao bispo diocesano, Dom Tarcísio Scaramussa. A vereadora relatou ao bispo sobre a apresentação do requerimento e colocou seu mandato à disposição das atividades realizadas pela Diocese de Santos.

 

 

Leia também

CÂMARA PRESTA HOMENAGEM AOS 15 ANOS DA UNIFESP BAIXADA SANTISTA

Ver mais

TELMA PROPÕE CRIAÇÃO DE  PASSE LIVRE PARA ESTUDANTES

Ver mais

TELMA REALIZA SESSÃO SOLENE EM HOMENAGEM AO DIA DE ALLAN KARDEC

Ver mais